Dicas sobre como desenvolver um hotel minimizando os riscos do negócio
Cristiano Vasques
Jan 2011
A maior parte dos leitores conhece bem o funcionamento de um hotel e do mercado hoteleiro. No entanto, é possível que poucos realmente entendam o negócio do ponto de vista da rentabilidade do investimento. Assim, vale a pena abordar alguns temas relativos ao risco do investimento em um hotel.
Para o proprietário ou investidor, o hotel é um negócio que deve gerar uma renda suficiente para remunerar o capital investido.
“Não se trata apenas de gerar lucro, mas de esse lucro remunerar bem o investimento e compensar os riscos do negócio.”
Nos últimos anos, o grande problema do mercado hoteleiro no Brasil é a baixa rentabilidade do investimento em um novo hotel e isso tem restringido o aumento de nosso parque hoteleiro. Em muitos casos, as projeções indicam uma taxa interna de retorno (TIR) de 10% ao ano (em termos reais), enquanto um valor razoável seria acima de 15%.
Essa previsão de rentabilidade também está relacionada com os riscos de implantação e de operação de um novo empreendimento. Um hotel é o tipo de investimento que exige um alto nível de imobilização de capital e esse valor só retorna para o investidor em um prazo longo (normalmente entre 8 e 10 anos). Para diminuir os riscos ao longo desses anos e aumentar as chances de o hotel trazer a rentabilidade esperada, há algumas recomendações simples sobre como estruturar um investimento hoteleiro.
São elas:
É evidente que nem sempre será possível se resguardar em relação a todos esses elementos. De fato, é importante controlar os aspectos que estão ao seu alcance. Caso alguns desses aspectos não possam ser ajustados, considere evitar o projeto ou procure níveis de rentabilidade maiores, para justificar o maior nível de risco.