Quais são as características que tornam um hotel mais competitivo e com melhor performance?
Cristiano Vasques
Jan 2013
Sempre que um cliente solicita um estudo de mercado e viabilidade de um novo projeto, o que ele realmente quer saber é: esse hotel que pretendo construir vai ser um bom negócio?
Na maior parte das vezes, o cliente está preocupado com os atributos do hotel, mas se esquece de olhar o “ecossistema” no qual ele irá se inserir. Se esse “ecossistema” for inóspito, apresentando perspectivas ruins de RevPAR, não há produto suficientemente competitivo para remunerar adequadamente o capital investido.
Por outro lado, quando o “ecossistema” apresenta características favoráveis (indícios de que a RevPAR estará em um bom patamar no futuro próximo), trabalhar os atributos de competitividade de um hotel é fundamental.
A cada projeto estudado na HotelInvest, é feita uma análise do desempenho histórico dos competidores diretos e indiretos. Anualmente, são estudados os níveis de ocupação, diária e RevPAR de centenas de hotéis.
A prática, pouco a pouco, nos ensina a analisar o que realmente importa para que um hotel se destaque no mercado. Pensando nisso, resolvi dividir com os leitores os atributos de competitividade que os hotéis de melhor desempenho apresentam:
Enfim, mesmo que a perspectiva do mercado seja ruim, a preocupação com a competitividade do hotel é importante. Quando o mercado desaquece, o hotel competitivo é o último a sentir os efeitos da diminuição do número de hóspedes e as pressões para abaixar as tarifas. E quando o mercado reage, ele é o primeiro a reagir, obtendo taxas de ocupação melhores e oportunidades de subir as diárias.